É verdade que os adoçantes sem ou de baixas calorias são prejudiciais à saúde?

Nuno
Lisboa

Não, os adoçantes sem ou de baixas calorias são totalmente seguros. Todos os adoçantes sem ou de baixas calorias, cuja utilização é atualmente permitida no território da União Europeia, foram previamente e cuidadosamente avaliados através de estudos científicos e confirmados como sendo seguros pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) a partir das avaliações feitas por instituições regulatórias em todo o mundo, como por exemplo o Comité Misto FAO / OMS de Peritos no domínio dos Aditivos Alimentares (JECFA).

Para mais informação sobre os adoçantes aprovados na União Europeia

Atualmente continua a verificar-se o desenvolvimento de vários estudos que demonstram a segurança do uso dos adoçantes sem ou de baixas calorias. Cada vez mais eles são usados num maior número de produtos alimentares, tais como: produtos de padaria e pastelaria, chocolate, biscoitos, compotas, conservas de frutas, conservas de legumes, bebidas vegetais, iogurtes e leite fermentado e outros produtos lácteos, cereais, néctares de frutas, bebidas de frutas, refrigerantes, bebidas com sais minerais, bebidas energéticas, bebidas relacionadas com a prática do desporto, molhos e condimentos, refeições e pratos preparados, pastilhas, doces e outras guloseimas, suplementos e substitutos de refeições.

Para saber mais sobre os adoçantes e o sabor doce na alimentação, consulte a página da Associação Internacional de Adoçantes (ISA).

    Scroll To Top