Numa mistura de Coca-Cola e leite, o ácido fosfórico presente na Coca-Cola adere ao cálcio presente no leite e faz com que ele se separe. Isto mostra como a bebida pode reagir com o cálcio nos ossos, aumentando o risco de osteoporose

Amaral
Cascais

Consumir bebidas gaseificadas não debilita os ossos nem causa osteoporose

 

É verdade que o leite se separa quando é misturado com Coca-Cola, mas isso não indica uma ligação entre consumir bebidas gaseificadas e desenvolver osteoporose. Coca-Cola contém ácido fosfórico, um ingrediente alimentar seguro utilizado em algumas das nossas bebidas. Quando se mistura Coca-Cola e leite, o ácido fosfórico faz com que este coalhe e se separe. Isso é semelhante ao que acontece no processo de produção de queijos, onde são utilizados ácidos alimentares, como o vinagre ou o ácido cítrico. É também possível obter um efeito semelhante ao misturar leite com outras bebidas ácidas, como o sumo de laranja.

De acordo com a Fundação Internacional de Osteoporose consumir bebidas gaseificadas que contêm ácido fosfórico não enfraquece os ossos ou causa osteoporose. A chave para os ossos fortes e saudáveis é consumir uma dieta variada e equilibrada com suficiente cálcio, vitamina D e outros nutrientes, em conjunto com a prática de exercício.

    Scroll To Top